A Revista Evidência Litoral é uma revista de variedades com matérias, curiosidades e polêmicas que fazem com o que o leitor se identifique cada vez mais com a nossa cidade e região. O Objetivo da Revista Evidência Litoral é atingir preferencialmente a população de Itajaí, cidades vizinhas e turistas. Sociedade, política, negócios, economia, atualidades, moda, saúde, cultura, arte, espaço mulher, esporte, entre outros, são alguns dos temas abordados na Revista visando sempre atender ao público, formado por uma faixa etária extensa e seleta. Para manter a postura e excelência editorial, a Revista Evidência Litoral recebe a cada edição um primoroso tratamento visual e gráfico, dispensando aos leitores, colaboradores e anunciantes a importância e o respeito merecido. A Evidência Litoral tem como missão proporcionar uma revista de qualidade, satisfazendo e superando as expectativas dos leitores e anunciantes. Não fique fora do Universo Evidência Litoral, todos esperam por você!

domingo, 27 de março de 2011

Comportamento Ético

          Falar sobre comportamento ético não é tarefa fácil. Ao analisar o tema junto a diversas equipes de trabalho, descobri que, para alguns, pode resumir-se à meras noções de certo e errado, e para outros, considera-se um tema tão complexo que mal "caberia" em um conceito "fechado". Realmente, ao iniciar a proposta de desenvolvimento deste tema,  sinceramente acreditei tratar-se de uma realidade abstrata, que poderia ser equiparada a uma linda obra de arte: de fácil apreciação e complexa compreensão. Entretanto, após este período, foi possível compreender que, mais do que explicar um conceito, talvez seja mais fácil compreender o contexto no qual este comportamento se manifesta: o relacionamento. A partir desta compreensão, sugere-se uma primeira conclusão: ética diz respeito às relações estabelecidas entre o homem e a sociedade. Portanto, visa refletir e indicar o melhor modo de viver nesta.
          Ao transferir este conceito para o ambiente profissional, sugere-se que a excelência profissional tem como pressuposto a ética. É preciso estar alerta, pois o comportamento do profissional ético exige disciplina e atenção. Se, pequenas atitudes geram grandes consequências na vida em sociedade, então pensar constantemente nestas pode evitar que o bonde da ética passe e lhe deixe para trás em sua empresa.
         Neste ponto da questão, é possível analisar atitudes consideradas comuns, como levar um simples e pequeno clips da empresa para casa, imprimir um material da faculdade na empresa ou até mesmo  economizar a si mesmo como profissional no ambiente de trabalho. Não seria o ser humano sempre responsável por seus atos e omissões? Então, assuma sua responsabilidade, não seja omisso, por "menor" que seja a situação.
         SER ético, pressupõe REFLEXÃO e AÇÃO. A reflexão deve pautar-se em, no mínimo, três questões básicas: eu QUERO? eu DEVO? e, por último, mas não menos importante, eu POSSO? Somente através da reflexão contínua e ação disciplinada que o ser humano poderá trilhar o caminho firme e seguro deste pilar do sucesso profissional: o comportamento ético. Faça sua parte!


Suellen Mengatto.
Psicóloga - CRP. 9970

Nenhum comentário:

Postar um comentário